Todos que pretendem empreender de qualquer forma utilizando o Instagram precisam entender como funciona o algorítmo. Digamos que é o primeiro passo pra você começar a utlilizar a plataforma para construir engajamento, para conhecer e entrar no jogo do Instagram para ganhar.
Mas o mais importante é entender que o Instagram ou qualquer rede social é um meio, um caminho pra chegar no seu potencial cliente, não é o fim. Iniciando interação você deve levá-lo pra um canal restrito, whatsapp, iniciar um email marketing, entre outros.
AFINAL, O QUE É ALGORÍTMO?
O instagram utiliza a inteligência artificial como uma ?learning machine?, isso significa que ela trabalha com ?aprendizado? de acordo com as experiências do usuário. Cada feed se torna personalizado de acordo com seus interesses e conteúdos que você ?engaja?, que você gosta, curte, comenta, salva e compartilha.
Quando o algorítmo entende que as pessoas estão gostando do seu conteúdo, mostra pra mais pessoas.
OS BASTIDORES DO JOGO
A entrega de conteúdo orgânico, ou seja, de graça, acontece baseado em 3 fatores:
Público quente são seus ?fãs?: usuários que interagem com seu conteúdo recebem com frequência e destaque futuros conteúdos, fator importante na criação de um público fiel.
Digamos que a sua constelação (você seria o Sol) em nível de proximidade, relacionamento no Instagram consiste em:
1- Fã (recebe tudo em primeira mão)
2- Acabou de chegar (te coloca em posição de destaque, para avaliar o relacionamento "frio ou quente" que ele terá com seu perfil)
3- Consome de vez em quando (entrega seu conteúdo, mas não está entre os mais concorridos, que são visualizados primeiro)
4- Já te segue (mas são frios, pra eles não faz diferença nenhuma se você postou algo ou não...)
5- Não te segue (nesse caso, se não for com tráfego pago... dificilmente receberão seu conteúdo... por sorte talvez, um em um milhão!)
POR QUE VOCÊ PRECISA ENTENDER O ALGORITMO
Anota aí esse check-list que preparamos pra você entrar pra ganhar no jogo do Algorítmo do Instagram (para conteúdo pago ou não)
A posição mais alta no feed está de mãos dadas com ?ótimos conteúdos?. Acontece que bons conteúdos está nos olhos de quem vê e na maioria das vezes está relacionado com algo impressionante? imagens, texto, ofertas? Cenas fortes, paisagens de tirar o fôlego, propostas irresistíveis, ofertas tentadoras? Se acertar o alvo, você vai pra cima. Carrossel também são mais valorizados pela plataforma, do que longas descrições em texto
Sim.. felizmente pra uns, infelizmente pra outros? os vídeos têm mais relevância na plataforma para os usuários. Já foi comprovado que as pessoas passam mais tempo no reels do que no feed por exemplo. Os famosos virais são apostas certeiras, se souber usar a criatividade. Até mesmo pra quem não gosta de aparecer. O IGTV para vídeos maiores que 60 segundos também são uma boa aposta, pois eles aparecem no feed e chamam a atenção do usuário, aumentando as chances de engajamento. E detalhe, não precisa ser nenhuma mega produção de Hollywood, os vídeos que mais se destacam são os caseiros, feitos com o celular. Use e abuse dos áudios que tem tudo a ver com seu negócio e use sua criatividade. Os aúdios que tem a setinha estão em maior relevância na rede, ou seja, chance maior de viralizar.
Nada mais atraente para a plataforma do que ?conversas?. Comentários, mensagens nos stories e no direct te colocam numa relevância incrível para o usuário. Aumentando a entrega e te colocando numa posição privilegiada no feed. Então use e abuse nas chamadas pra comentar e enviar mensagem no direct. Pedir pra marcar um amigo e fazer perguntas também são uma ótima pedida. Se conseguir essa interação, vai para o topo do podium. As conversas incentivam as interações, são valorizadas pela plataforma
QUANDO VOCÊ VAI UTILIZAR ESSAS ESTRATÉGIAS
O tempo todo. Se você conhecer as ferramentas do instagram, isso faz toda diferença quando vai fazer seus posts e produzir seu conteúdo. Se você domina o que está por trás da plataforma, como ela funciona, as chances de conversão, de chamar a atenção dos usuários são muito maiores em comparação a quem faz postagens aleatórias. Sem estratégia.
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